SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Barcelona and the problem of physical education in primary education at the beginning of the 20th Century: the Catalan schools in District VIScientific demonstration classes and the teaching of observation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

HONORATO, Tony  and  NERY, Ana Clara Bortoleto. Constituição, agentes e usos de uma biblioteca de formação de professores (1897-1923). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2017, vol.17, n.2, pp.193-225. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v17n2.826.

As bibliotecas escolares são objetos particulares de investigação em História da Educação. Procuramos analisá-las do ponto de vista da organização cultural, dos agentes envolvidos e do espaço escolar específico. A biblioteca da Escola Complementar e Normal de Piracicaba é nosso objeto privilegiado. Procuramos apreender sua constituição e seus usos, entre 1897, ano de instalação da Escola Complementar de Piracicaba, a 1923, data dos últimos registros sobre o acervo feitos por seu diretor Honorato Faustino. As fontes eleitas são os relatórios, os anuários do ensino e a legislação estadual. Autores como Marta Carvalho e Antonio Viñao-Frago colaboram para a análise, ao abordar a biblioteca como coleção e espaço. São analisadas neste artigo as dificuldades enfrentadas pelos agentes, a consolidação de um espaço e a estruturação de um acervo substancial.

Keywords : Biblioteca Escolar; Escola Normal; Cultura Pedagógica; Diretor Honorato Faustino.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )