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Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

HONORATO, Tony  e  NERY, Ana Clara Bortoleto. Constituição, agentes e usos de uma biblioteca de formação de professores (1897-1923). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2017, vol.17, n.2, pp.193-225. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v17n2.826.

As bibliotecas escolares são objetos particulares de investigação em História da Educação. Procuramos analisá-las do ponto de vista da organização cultural, dos agentes envolvidos e do espaço escolar específico. A biblioteca da Escola Complementar e Normal de Piracicaba é nosso objeto privilegiado. Procuramos apreender sua constituição e seus usos, entre 1897, ano de instalação da Escola Complementar de Piracicaba, a 1923, data dos últimos registros sobre o acervo feitos por seu diretor Honorato Faustino. As fontes eleitas são os relatórios, os anuários do ensino e a legislação estadual. Autores como Marta Carvalho e Antonio Viñao-Frago colaboram para a análise, ao abordar a biblioteca como coleção e espaço. São analisadas neste artigo as dificuldades enfrentadas pelos agentes, a consolidação de um espaço e a estruturação de um acervo substancial.

Palavras-chave : Biblioteca Escolar; Escola Normal; Cultura Pedagógica; Diretor Honorato Faustino.

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