SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Constitution, agents and uses of a library for teacher training (1897-1923)Black teachers and students on the northern coast of Rio Grande do Sul (mid-twentieth century): the learning of color author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

BRAGHINI, Katya Zuquim. As aulas de demonstração científica e o ensino da observação. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2017, vol.17, n.2, pp.227-254. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v17n2.749.

Apresentam-se no artigo algumas experiências pedagógicas voltadas ao ensino das ciências, nas quais objetos científicos eram utilizados em aulas de demonstração. O objetivo é compreender o que significa ‘ensino da observação’, compreender o papel pedagógico das aulas de demonstração com objetos científicos, as quais eram destinadas a promover um olhar educado no interior das representações científicas que colocavam a visão, a experimentação e a demonstração como ações relacionadas, ou seja, como um processo de educação visual adequado ao ensino das ciências. Para tanto, foram estudadas fotografias de aulas de demonstração científica do Centre de Ressources et de Recherche du Musée National de l’Èducation de Rouen, objetos científicos do Museu Escolar do Colégio Marista Arquidiocesano e outros documentos diversos.

Keywords : Observação; Ensino de Ciências; Educação Visual; Cultura Material Escolar.

        · abstract in Spanish | Portuguese     · text in English | Portuguese     · Portuguese ( pdf )