SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Constituição, agentes e usos de uma biblioteca de formação de professores (1897-1923)Professoras e alunos negros no litoral norte do Rio Grande do Sul (meados do século XX): o aprendizado da cor índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

BRAGHINI, Katya Zuquim. As aulas de demonstração científica e o ensino da observação. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2017, vol.17, n.2, pp.227-254. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v17n2.749.

Apresentam-se no artigo algumas experiências pedagógicas voltadas ao ensino das ciências, nas quais objetos científicos eram utilizados em aulas de demonstração. O objetivo é compreender o que significa ‘ensino da observação’, compreender o papel pedagógico das aulas de demonstração com objetos científicos, as quais eram destinadas a promover um olhar educado no interior das representações científicas que colocavam a visão, a experimentação e a demonstração como ações relacionadas, ou seja, como um processo de educação visual adequado ao ensino das ciências. Para tanto, foram estudadas fotografias de aulas de demonstração científica do Centre de Ressources et de Recherche du Musée National de l’Èducation de Rouen, objetos científicos do Museu Escolar do Colégio Marista Arquidiocesano e outros documentos diversos.

Palavras-chave : Observação; Ensino de Ciências; Educação Visual; Cultura Material Escolar.

        · resumo em Português | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf )