SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Scientific demonstration classes and the teaching of observationChinese educational system and family culture for education to development author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

WEIMER, Rodrigo de Azevedo. Professoras e alunos negros no litoral norte do Rio Grande do Sul (meados do século XX): o aprendizado da cor. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2017, vol.17, n.2, pp.255-279. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v17n2.628.

No artigo, analiso práticas educacionais na comunidade negra rural de Morro Alto, localizada no litoral norte do Rio Grande do Sul.A dita comunidade atualmente pleiteia a titulação de suas terras como ‘remanescente de quilombos’. Enfocam-se o período de meados do século XX, o processo de ensino (a partir da trajetória de três professoras) e o processo de aprendizado por crianças que lograram frequentar os bancos escolares. Além desses aspectos, estudo as ‘escritas de si’ daqueles que aprenderam a ler e redigiram registros sobre sua experiência pessoal ou grupal, entendendo-as como constituintes de subjetividades. Trago a hipótese de que o acesso ao ensino formal se constituiu como uma oportunidade de ascensão social, mas sobretudo como um mecanismo de empoderamento de mulheres negras que utilizaram a autoridade docente conquistada como meio decombate ao racismo e à consequente evasão escolar.

Keywords : Professoras Negras; Empoderamento; Litoral Norte do Rio Grande do Sul; Racismo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )