SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2As aulas de demonstração científica e o ensino da observaçãoO sistema educacional chinês e a cultura familiar de fomento à educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

WEIMER, Rodrigo de Azevedo. Professoras e alunos negros no litoral norte do Rio Grande do Sul (meados do século XX): o aprendizado da cor. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2017, vol.17, n.2, pp.255-279. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v17n2.628.

No artigo, analiso práticas educacionais na comunidade negra rural de Morro Alto, localizada no litoral norte do Rio Grande do Sul.A dita comunidade atualmente pleiteia a titulação de suas terras como ‘remanescente de quilombos’. Enfocam-se o período de meados do século XX, o processo de ensino (a partir da trajetória de três professoras) e o processo de aprendizado por crianças que lograram frequentar os bancos escolares. Além desses aspectos, estudo as ‘escritas de si’ daqueles que aprenderam a ler e redigiram registros sobre sua experiência pessoal ou grupal, entendendo-as como constituintes de subjetividades. Trago a hipótese de que o acesso ao ensino formal se constituiu como uma oportunidade de ascensão social, mas sobretudo como um mecanismo de empoderamento de mulheres negras que utilizaram a autoridade docente conquistada como meio decombate ao racismo e à consequente evasão escolar.

Palavras-chave : Professoras Negras; Empoderamento; Litoral Norte do Rio Grande do Sul; Racismo.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )