SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Professoras e alunos negros no litoral norte do Rio Grande do Sul (meados do século XX): o aprendizado da cor índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

STANGHERLIN, Camila Silveira  e  DEL´OLMO, Florisbal de Souza. O sistema educacional chinês e a cultura familiar de fomento à educação. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2017, vol.17, n.2, pp.281-297. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v17n2.619.

No presente artigo, abordam-se os matizes do atual comunismo na China e se apresentam os principais progressos conquistados no sistema educacional daquele país em busca de sua inserção na economia global. Foi realizado um estudo bibliográfico com doutrinadores especialistas na referida área, utilizando-se o método de abordagem dedutivo. Foi empregada também a técnica de entrevista. Constata-se que o regime comunista vigente atualmente na China apresenta peculiaridades ímpares, cujo resultado é um comunismo chinês próprio. Considera-se que um dos pilares dessa reformulação se encontra na abertura do sistema educativo, em investimentos expressivos, bem como na percepção por parte da população de que é necessária uma substancial aplicação familiar na educação.

Palavras-chave : China; Educação; Incentivo Familiar; Mercado de Trabalho; Ascensão Social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )