SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3Contextualismo linguístico: contexto histórico, pressupostos teóricos e contribuições para a escrita da história da educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

GARCIA, Remedios Sánchez  e  RODRIGUEZ, José Álvarez. Estudo do projeto pedagógico da Institución Libre de Enseñanza. A Residencia de Señoritas Normalistas de Granada. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2017, vol.17, n.3, pp.19-42. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v17n3.917.

Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar, desde uma perspectiva histórica e sócio-educativa, o projeto pedagógico da Institución Libre de Enseñanza e a sua concretização na Residencia de Señoritas Normalistas em Granada. A metodologia utilizada pretende questionar no contexto da época, realizando um estudo sócio-histórico, comparando documentos para poder reconstruir os fatos, tratando de descrevê-los e explicá-los. Partindo da importância do ideário da Residencia de Señoritas de Madrid, fundada por María de Maeztu, sobre o valor educativo do seu projeto pedagógico, realizamos um estudo comparativo com a Residencia de Señoritas Normalistas de Granada criada por Agustín Escribano para, à luz dos dados inéditos encontrados e da contribuição fotográfica comprovativa - até agora desconhecida-, evidenciar as semelhanças em infra-estruturas, organização interna; que, no caso da Residencia de Señoritas Normalistas de Granada, abriu possibilidades de estudo e novos horizontes a jovens estudantes com poucos recursos de Andaluzia.

Palavras-chave : projeto pedagógico; Institución Libre de Enseñanza; Residencia de Señoritas Normalistas.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )