SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3Study of the Pedagogical project of the Free Teaching Institution. Normalista Females’ home in GranadaThe mission of Franciscans in the Province of Santo António do Brasil in Maranhão and Grão-Pará in the mid XVII century author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

VIEIRA, Carlos Eduardo. Contextualismo linguístico: contexto histórico, pressupostos teóricos e contribuições para a escrita da história da educação. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2017, vol.17, n.3, pp.43-67. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v17n3.922.

Resumo: O contextualismo linguístico (CL), cujas origens estão na escrita da história do pensamento político, disseminou-se e se tornou uma das mais importantes referências também no debate de questões atinentes à história intelectual. Considerando que os historiadores Skinner e Pocock estão entre os seus principais formuladores, suas obras de caráter metodológicoforam definidas como fontes deste estudo. A análise está dividida em trêspartes. Na primeira, procura-se identificar a emergência do projeto intelectual do CL; na segunda, explora-se a arquitetura lógica da teoria e, na terceira, analisa-se o foco do CL no exame do funcionamento da linguagem e na questão do protagonismo do sujeito na história. Nas conclusões, aborda-seo potencial dessa proposição para a escrita da história da educação.

Keywords : história intelectual; História da Educação; contextualismo linguístico; Skinner; Pocock.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )