SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3“Un esfuerzo positivamente infructuoso”: creación de las facultades Tobias Barreto y Aníbal Freire en Aracaju (1924-1926)Clases secundarias experimentales: una tradición escolar (casi) olvidada índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

SA, Elizabeth Figueiredo de  y  MOREIRA, Kenia Hilda. A morte no cotidiano e no Vida Escolar em Campo Grande-MT. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2017, vol.17, n.3, pp.187-211. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v17n3.933.

Resumo: No presente artigo, analisam-se as representações sobre a ‘morte’ materializadas em diferentes composições textuais no periódico Vida Escolar. Esse órgão dos estudantes de Campo Grande, foi editado pelo Colégio ‘Visconde de Taunay’, circulando entre 1934 e 1936 na cidade de Campo Grande, localizada ao sul do estado de Mato Grosso indiviso. O objetivo é identificar a mobilização de discursos para o ensino a respeito dessa etapa da vida ou do fim dela. Foram analisados 19 números dos 22 publicados que se encontram localizados no Centro de Documentação Regional da Universidade Federal da Grande Dourados (CDR-UFGD). Percebeu-se que as representações sobre a morte estão instrinsecamente relacionadas aos valores de civismo, religiosiosidade e da ciência médica.

Palabras clave : educação para a morte; jornal escolar; representação social; Mato Grosso.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )