Revista Brasileira de História da Educação
On-line version ISSN 2238-0094
Abstract
DALLABRIDA, Norberto. As classes secundárias experimentais: uma tradição escolar (quase) esquecida. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2017, vol.17, n.3, pp.213-234. ISSN 2238-0094. https://doi.org/10.4025/rbhe.v17n3.978.
Resumo: O propósito neste artigo é fazer uma reflexão historiográfica sobre as classes secundárias experimentais. A análise abrange três momentos históricos: o primeiro, da década de 1950, quando os ensaios renovadores no ensino secundário brasileiro emergiram e foram oficializados pelo MEC, até o golpe de 1964; o segundo, durante o regime militar; o terceiro corresponde ao período de redemocratização da sociedade brasileira iniciado na década de 1980 e que se desdobra até hoje. Para tanto, usam-se os conceitos de memória coletiva, formulado por Jacques Le Goff, e de representação, enunciado por Roger Chartier, além de textos de história da educação, como artigos científicos, livros, dissertações de mestrado e teses de doutorado.
Keywords : classes experimentais; ensino secundário; renovação pedagógica.