SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3La muerte en el cotidiano y en la Vida Escolar en Campo Grande-MT50 años de la Reforma Universitaria de 1968. La reforma que no acabó índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

DALLABRIDA, Norberto. As classes secundárias experimentais: uma tradição escolar (quase) esquecida. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2017, vol.17, n.3, pp.213-234. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v17n3.978.

Resumo: O propósito neste artigo é fazer uma reflexão historiográfica sobre as classes secundárias experimentais. A análise abrange três momentos históricos: o primeiro, da década de 1950, quando os ensaios renovadores no ensino secundário brasileiro emergiram e foram oficializados pelo MEC, até o golpe de 1964; o segundo, durante o regime militar; o terceiro corresponde ao período de redemocratização da sociedade brasileira iniciado na década de 1980 e que se desdobra até hoje. Para tanto, usam-se os conceitos de memória coletiva, formulado por Jacques Le Goff, e de representação, enunciado por Roger Chartier, além de textos de história da educação, como artigos científicos, livros, dissertações de mestrado e teses de doutorado.

Palabras clave : classes experimentais; ensino secundário; renovação pedagógica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )