SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número350 anos da Reforma Universitária de 1968: a reforma que não acabou índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

CIAMPI, Helenice  e  GODOY, Alexandre Pianelli. Histórias divergentes na intelectualidade docente: trajetórias formativas nas memórias de professoras do ensino municipal de São Paulo (1964-1985). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2017, vol.17, n.3, pp.260-288. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v17n3.895.

Resumo: Com base na metodologia da história oral temática,analisa-se no artigo uma entrevista simultânea, na qual três docentes relatam suas trajetórias familiares, escolares e acadêmicas. Analisa-se o processo de sua formação como professoras, a partir do final dos anos 1960, e as posições políticasque assumiram no presente,2012, em relação à educação e à escola municipal paulistana no período da ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985). O principal objetivo é mostrar que suas memórias expressam divergências individuais e coletivas e que existem outras formas de expressão da intelectualidade docente, as quais emergem das tensões econtradiçõesvivenciadas em suas trajetórias formativas e não das prescriçõespolíticas e acadêmicas educacionaisque silenciamoutras vozes, memórias e saberes.

Palavras-chave : história oral temática; intelectualidade docente; trajetórias formativas; ensino municipal de São Paulo; ditadura civil-militar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )