SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4Uma reconstituição da filosofia educacional de John Dewey índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

GOMEZ, Maria Del Carmen Gómez; VIDAL, Jacinto Escudero  e  POLO, María Teresa Iglesias. Baltasar Pardal. Fundador de La Grande Obra de Atocha, uma instituição criada para educar a mulher. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2017, vol.17, n.4, pp.3-24. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v17n4.971.

Resumo: Chega em 1913 à cidade de A Corunha um jovem sacerdote, Baltasar Pardal Vidal, especificamente a um dos bairros menos favorecidos a nível econômico, cultural […] e cheio de desestruturação familiar, precariedades […] este é o bairro de Atocha. Desde o catecismo, funda uma biblioteca para ensinar a ler e escrever e ao mesmo tempo proporcionar cultura. Depois terá a ideia de fazer algo maior para poder atender também às adultas, que têm uma dificuldade maior que as meninas ao acesso à instituição. Não sem alguns percalços, planeja o que logo será La Grande Obra de Atocha, instituição beneficente dedicada a meninos, meninas e mulheres com poucos recursos. Em 1923 abre este centro que ao longo dos anos vai se ampliando até conseguir atender e formar meninos na escola e mulheres com a criação de uma universidade popular feminina. Passará alguns anos por situações difíceis durante a II república por seu caráter católico, mas logo reabrirá novamente para dar continuidade ao projeto até os dias de hoje.

Palavras-chave : educação; catequese; pessoa; mulher.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )