SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4Baltasar Pardal. Fundador de La Grande Obra de Atocha, una institución creada para educar a la mujerIdeas, conceptos, contextos: La contribución de Reinhart Koselleck a la escritura de la Historia de la Educación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

ANGERAMI, Paula Linhares. Uma reconstituição da filosofia educacional de John Dewey. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2017, vol.17, n.4, pp.25-53. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v17n4.1016.

Resumo: O pensamento de John Dewey influenciou amplamente os métodos educacionais brasileiros. Porém, em sua recepção no país durante o período da escola nova, tal pensamento recebeu interpretações distintas. Em sua grande maioria, essas releituras dizem respeito a um método de ensino e não propriamente a uma filosofia da educação e, mesmo quando é o caso, raramente, sua filosofia da educação é reconstruída à luz da dimensão estética. Neste artigo, apresentaremosas principais interpretações de seu pensamento, fazendo uma reconstituição das ideias de John Dewey sobre arte e experiência estética. Daremos ênfase à sua filosofia da educação, que é mais ampla do que um método pedagógico.

Palabras clave : John Dewey; 1859-1952; estética; filosofia; educação; Escola Nova.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )