SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4Baltasar Pardal. Fundador de La Grande Obra de Atocha, uma instituição criada para educar a mulherIdeias, conceitos, contextos: a contribuição de Reinhart Koselleck à escrita da História da Educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

ANGERAMI, Paula Linhares. Uma reconstituição da filosofia educacional de John Dewey. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2017, vol.17, n.4, pp.25-53. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v17n4.1016.

Resumo: O pensamento de John Dewey influenciou amplamente os métodos educacionais brasileiros. Porém, em sua recepção no país durante o período da escola nova, tal pensamento recebeu interpretações distintas. Em sua grande maioria, essas releituras dizem respeito a um método de ensino e não propriamente a uma filosofia da educação e, mesmo quando é o caso, raramente, sua filosofia da educação é reconstruída à luz da dimensão estética. Neste artigo, apresentaremosas principais interpretações de seu pensamento, fazendo uma reconstituição das ideias de John Dewey sobre arte e experiência estética. Daremos ênfase à sua filosofia da educação, que é mais ampla do que um método pedagógico.

Palavras-chave : John Dewey; 1859-1952; estética; filosofia; educação; Escola Nova.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )