SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4Ideias, conceitos, contextos: a contribuição de Reinhart Koselleck à escrita da História da EducaçãoAs ‘Cartas de Formação’ de Mário de Andrade (1924-1945) e sua Potência Educativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

ARAUJO, Marta Maria de. A educação formativa da estudante Petronila da Silva Neri no Grupo Escolar ‘João Tibúrcio’ da cidade de Natal (1935-1938). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2017, vol.17, n.4, pp.81-102. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v17n4.1023.

Resumo: O propósito do texto é analisar a socialização escolar da estudante Petronila da Silva Neri, ocorrida no período de 1935 a 1938. Em parte, sua formação foi promovida por suas professoras da educação primária do Grupo Escolar ‘João Tibúrcio’ da cidade de Natal, contando também com as correlatas interações intergeracionais (alunos e alunas da mesma classe e de idades aproximadas) e com as interações intrageracionais (pais, professoras, alunas e alunos da mesma classe e de idades aproximadas), além de um conjunto de componentes institucionais e pedagógicos. A redação do texto está metodologicamente orientada pela análise do corpus documental, pelo entendimento de formação humana e, por extensão, de formação escolar em consonância com a teorização de Pierré Dominicé (2014), para o qual a socialização é inseparável das aquisições escolares.

Palavras-chave : educação primária; formação humana e escolar; interações intergeracionais; interações intrageracionais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )