SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4La educación formativa de la estudiante Petronila da Silva Neri en el Grupo Escolar ‘João Tiburcio’ de la ciudad de Natal (1935-1938)Enseñanza de la historia, el patrimonio cultural y la memoria social: retos y posibilidades de una comunidad escolar en Madureira / RJ índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

SANTOS, Flavio Tito Cundari da Rocha  y  AQUINO, Julio Groppa. As ‘Cartas de Formação’ de Mário de Andrade (1924-1945) e sua Potência Educativa. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2017, vol.17, n.4, pp.103-131. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v17n4.1007.

Resumo: No presente artigo, analisam-se as ‘cartas de formação’ trocadas entre Mário de Andrade e um conjunto de jovens escritores ao longo de mais de duas décadas, nas quais ele ocupou o lugar de mestrepara os mais novos. Inspirados pela análise de Michel Foucault sobre o cuidado de si greco-romano e sobre sua extensão para o âmbito educacional - a ‘psicagogia’ -, sustentamos a hipótese de que, por meio das correspondências em tela, instauraram-se práticas formativas em nada tributárias do trato pedagógico stricto sensu. Apontamos para um arranjo educativo marcado por um endereçamento ético à prática escritural, de sorte que esta assumisse o papel de elo permanente entre o sujeito escrevente e sua verdade, ambos em permanente construção.

Palabras clave : carta; escrita; literatura brasileira; Mário de Andrade; Michel Foucault.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )