SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue4Mário de Andrade’s ‘Formation Letters’ (1924-1945) and its Educational StrenghtCatholics for God and brazilians for their country: the indigenous people of the upper Rio Negro and Salesian School Education (1960-1980) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

MELLO, Juçara da Silva Barbosa de  and  BARRA, Sérgio Hamilton da Silva. Ensino de História, Patrimônio Cultural e Memória Social: desafios e possibilidades de uma comunidade escolar em Madureira/RJ. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2017, vol.17, n.4, pp.132-162. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v17n4.999.

Resumo: No presente artigo, analisam-se as inter-relações entre memória, identidade e patrimônio histórico e cultural e suas utilizações no processo de ensino-aprendizagem de história, a partir do estudo de caso de uma comunidade escolar localizada no bairro de Madureira (RJ). Chama-se a atenção para a importância assumida pela noção de referência cultural tanto nas atuais políticas de preservação do patrimônio cultural quanto no processo de ensino e aprendizagem, marcado pela apropriação, invenção e produção de significados, resultantes do protagonismo dos sujeitos que o constituem. Propõe-se que a identificação das referências culturais seja elemento fundamental na construção de uma didática do ensino de história, em cujo centro está o aluno.

Keywords : ensino de história; patrimônio cultural; memória; referência cultural; Madureira/RJ; história local.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )