SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue4Rural school groups in Pelotas in the 1920s: Photographs of the City Quartermaster advertisingWritten crossing time: class daily to notebooks of Teacher Maria Franca Pires (Juazeiro, 1957-1985) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

SOARES, Jefferson da Costa. Aspectos da Crise do Programa Institucional no Colégio Pedro II (1931-1945). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2017, vol.17, n.4, pp.224-255. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v17n4.1000.

Resumo: O objetivo do artigo é apresentar parte dos resultados de uma pesquisa de doutorado em Educação, na qual defendemos que o ‘programa institucional’ do Colégio Pedro II passou por uma crise que culminou na perda do seu caráter de instituição padrão para o ensino secundário brasileiro. O recorte temporal adotado é o período entre 1931 e 1945, marcado pelas Reformas Campos e Capanema, que consolidaram o processo de institucionalização do ensino secundário brasileiro. O principal referencial teórico adotado foi Dubet (2002), que construiu a noção de ‘programa institucional’. A metodologia utilizada foi a análise da legislação sobre o sistema educacional do período e das fontes encontradas no Núcleo de Documentação e Memória do Colégio Pedro II e no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas.

Keywords : Colégio Pedro II; programa institucional; ensino secundário.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )