SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4Grupos escolares rurales en la ciudad de Pelotas-Brasil en la década de 1920: fotografías de la publicidad de la Intendencia MunicipalLos escritos que cruzan el tiempo: de los registros de clase y los cuadernos de apuntes de la Maestra María Franca Pires (Juazeiro, 1957-1985) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

SOARES, Jefferson da Costa. Aspectos da Crise do Programa Institucional no Colégio Pedro II (1931-1945). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2017, vol.17, n.4, pp.224-255. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v17n4.1000.

Resumo: O objetivo do artigo é apresentar parte dos resultados de uma pesquisa de doutorado em Educação, na qual defendemos que o ‘programa institucional’ do Colégio Pedro II passou por uma crise que culminou na perda do seu caráter de instituição padrão para o ensino secundário brasileiro. O recorte temporal adotado é o período entre 1931 e 1945, marcado pelas Reformas Campos e Capanema, que consolidaram o processo de institucionalização do ensino secundário brasileiro. O principal referencial teórico adotado foi Dubet (2002), que construiu a noção de ‘programa institucional’. A metodologia utilizada foi a análise da legislação sobre o sistema educacional do período e das fontes encontradas no Núcleo de Documentação e Memória do Colégio Pedro II e no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas.

Palabras clave : Colégio Pedro II; programa institucional; ensino secundário.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )