SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4Aspectos de la crisis del Programa Institucional en el Colégio Pedro II (1931-1945) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

CUSATI, Iracema Campos; SANTOS, Mário Ribeiro dos  y  AVILA, Virgínia Pereira da Silva de. Escritas que cruzam o tempo: dos diários de classe aos cadernos de anotações da Professora Maria Franca Pires (Juazeiro, 1957-1985). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2017, vol.17, n.4, pp.256-289. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v17n4.975.

Resumo: Neste artigo, analisam-se aspectos das memórias educativa, cultural e social do município de Juazeiro-BA, tomando como fontes de pesquisa dois cadernos e um diário de classe produzidos pela professora Franca Pires e alunos no período entre as décadas de 1950 e 1980. Com base em tais documentos,podem-se construir interpretações acerca da educação em diferentes momentos históricos, bem como apreender um conjunto de situações, fatos e experiências singulares do cotidiano escolar. O estudo suscita discussões teórico-metodológicas que transitam nas áreas de história da educação e história cultural e põe em evidência a multiplicidade de temas e de possibilidades de pesquisa e produção de conhecimento no âmbito dos arquivos pessoais.

Palabras clave : Maria Franca Pires; história da educação; história cultural; cadernos de anotações; diários de classe.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )