SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4Aspectos da Crise do Programa Institucional no Colégio Pedro II (1931-1945) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

CUSATI, Iracema Campos; SANTOS, Mário Ribeiro dos  e  AVILA, Virgínia Pereira da Silva de. Escritas que cruzam o tempo: dos diários de classe aos cadernos de anotações da Professora Maria Franca Pires (Juazeiro, 1957-1985). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2017, vol.17, n.4, pp.256-289. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v17n4.975.

Resumo: Neste artigo, analisam-se aspectos das memórias educativa, cultural e social do município de Juazeiro-BA, tomando como fontes de pesquisa dois cadernos e um diário de classe produzidos pela professora Franca Pires e alunos no período entre as décadas de 1950 e 1980. Com base em tais documentos,podem-se construir interpretações acerca da educação em diferentes momentos históricos, bem como apreender um conjunto de situações, fatos e experiências singulares do cotidiano escolar. O estudo suscita discussões teórico-metodológicas que transitam nas áreas de história da educação e história cultural e põe em evidência a multiplicidade de temas e de possibilidades de pesquisa e produção de conhecimento no âmbito dos arquivos pessoais.

Palavras-chave : Maria Franca Pires; história da educação; história cultural; cadernos de anotações; diários de classe.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )