SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18El currículo del curso de Ciencias Contables en Brasil y Portugal:aproximaciones y distanciamentosAsistencia a la infancia escolarizada: la caja escolar en escena índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

ERMEL, Tatiane de Freitas. Transfigurações no tempo e no espaço: Aula Isolada Campo da Redenção em Porto Alegre/RS (1907-2015). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2018, vol.18, e006.  Epub 02-Ene-2018. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v18.2018.e006.

Resumo: Inserindo-se na perspectiva da cultura escolar, problematiza-se no artigo a arquitetura escolar como patrimônio histórico-educativo. Analisa-se o caso da Aula Isolada Campo da Redenção, construída em 1907, na cidade de Porto Alegre/RS, acompanhando-se as transformações do edifício ao longo de sua história até a utilização de suas dependências para a instalação da Casa de Conselhos Municipais, em 2015. Na pesquisa, foi consultado um amplo corpus documental, do qual se destacam: Relatórios da Diretoria de Instrução Pública e Obras Públicas do Estado do Rio Grande do Sul, periódicos, processos, fotografias, projetos e plantas. Constata-se que a edificação está inventariada como patrimônio cultural pela Prefeitura de Porto Alegre, mas seria necessário implementar uma série de políticas públicas para a recuperação do espaço, envolvendo ações que articulem a história e a memória da instituição de ensino que funcionou no local.

Palabras clave : escola primária; arquitetura escolar; patrimônio histórico-educativo; aula isolada.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )