SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Producción y distribución del mobiliario escolar: una historia económica de la inversión en la escuela pública de São Paulo (1854-1895)Juana Manso en Brasil: ciudadanía, educación y cosmopolitismo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

FRAILE, Bienvenido Martín  y  RUIZ, Isabel Ramos. Le cahier de roulement. Um recurso para a renovação pedagógica em três momentos históricos da escola primária espanhola. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2018, vol.18, e009.  Epub 02-Ene-2018. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v18.2018.e009.

Resumo: A história da educação contempla una nova perspectiva de estudo: a cultura escolar com os seus âmbitos normativo, teórico e empírico. O artigo questiona a renovação pedagógica durante o século XX na escola espanhola mediante um recurso, le cahier de roulement, utilizando o acervo documental do Museu Pedagógico da Universidade de Salamanca em três momentos históricos: Segunda República, Franquismo e a projeção até a América atual. O resultado contempla continuidades e rupturas em seu percurso histórico, com uma reflexão sobre a influência da normativa e da teoria nas práticas educativas.

Palabras clave : caderno de rotação; cultura empírica; cultura escolar; ensino primário.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )