SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Produção e distribuição do mobiliário escolar: uma história econômica do investimento na escola pública paulista (1854-1895)Juana Manso no Brasil:cidadania, educação e cosmopolitismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

FRAILE, Bienvenido Martín  e  RUIZ, Isabel Ramos. Le cahier de roulement. Um recurso para a renovação pedagógica em três momentos históricos da escola primária espanhola. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2018, vol.18, e009.  Epub 02-Jan-2018. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v18.2018.e009.

Resumo: A história da educação contempla una nova perspectiva de estudo: a cultura escolar com os seus âmbitos normativo, teórico e empírico. O artigo questiona a renovação pedagógica durante o século XX na escola espanhola mediante um recurso, le cahier de roulement, utilizando o acervo documental do Museu Pedagógico da Universidade de Salamanca em três momentos históricos: Segunda República, Franquismo e a projeção até a América atual. O resultado contempla continuidades e rupturas em seu percurso histórico, com uma reflexão sobre a influência da normativa e da teoria nas práticas educativas.

Palavras-chave : caderno de rotação; cultura empírica; cultura escolar; ensino primário.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )