SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Le cahier de roulement. Um recurso para a renovação pedagógica em três momentos históricos da escola primária espanholaIrmãs Catequistas Franciscanas: entre a rigidez e o carisma franciscano (SC, 1935-1965) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

JOSIOWICZ, Alejandra Judith. Juana Manso no Brasil:cidadania, educação e cosmopolitismo. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2018, vol.18, e010.  Epub 02-Jan-2018. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v18.2018.e010.

Resumo: No artigo, analisam-se os textos que Juana Manso produziu no Rio de Janeiro entre 1845 e 1853, considerando-se o modelo de relatos do exílio e da viagem intelectual, assim como o conceito de cosmopolitismo, ligado à ideia de cidadania transnacional. A trajetória intelectual e a produção de Manso são analisadas em um duplo eixo: seu horizonte cosmopolita, isto é, sua busca por adaptar os ideais do humanismo ilustrado aos países da América do Sul e sua preocupação com o acesso de mulheres, crianças e jovens - sobretudo daqueles despossuídos de direitos - à educação e à cidadania. Por meio dessas duas articulações, percebe-se que a produção brasileira de Manso - marcada pelo deslocamento próprio do exílio - revela a consciência profunda da autora em relação à alteridade, tanto em termos de língua e de nacionalidade, quanto em termos de gênero e idade.

Palavras-chave : exílio; cosmopolitismo; educação; gênero; viagem.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )