Revista Brasileira de História da Educação
Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094
Abstract
TELO, Ricardo Motta and SCHUBRING, Gert. A Comissão Nacional do Livro Didático e a avaliação dos livros de matemática entre 1938 e 1969. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2018, vol.18, e014. Epub Mar 01, 2018. ISSN 2238-0094. https://doi.org/10.4025/rbhe.v18.2018.e014.
Resumo: Este artigo analisa a política do livro didático, estabelecida pelo Decreto-Lei nº 1006/38, responsável por criar a Comissão Nacional do Livro Didático e determinar as condições de produção, importação e utilização do livro didático no país, focalizando o processo de avaliação dos livros de matemática e o resultado deste trabalho, materializado nas listas de livros aprovados. Uma atenção especial é concedida ao educador Euclides Roxo, pelas importantes contribuições para o ensino de matemática no país. Os aspectos pedagógicos, técnicos e científicos revelam-se como os principais responsáveis pela reprovação dos livros de matemática durante o processo de avaliação. Assim, para que um livro pudesse figurar entre os autorizados, não poderia apresentar muitas falhas envolvendo esses aspectos.
Keywords : Comissão Nacional do Livro Didático; livros didáticos; avaliação; Euclides Roxo.