SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Espacios de formación del trabajador en minas gerais a principios de la república (1891-1920)El birimbao me ha dado el compás: la capoeira y sus manifestaciones en Sergipe, en el siglo XIX índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

MANKE, Lisiane Sias  y  GALVAO, Ana Maria de Oliveira. A formação leitora em manuais escolares: o caso de um leitor não escolarizado (século XX). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2018, vol.18, e026.  Epub 01-Mar-2018. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v18.2018.e026.

Resumo: O objetivo do artigo é analisar o papel de dois manuais escolares nos processos de formação, como leitor, de um indivíduo não escolarizado, nascido em 1921, considerando-se a relação que se estabelece entre os protocolos de leitura e os sentidos produzidos nos textos dados a ler. Trata-se dos livros didáticos Noções de história do Brasil, de Afonso Guerreiro Lima, e Geographia elementar, de José Theodoro de Souza Lobo. A realização de entrevistas e a análise de documentos escritos possibilitou compreender que, na trajetória desse indivíduo, a influência dos livros didáticos de infância é bastante significativa. Nesses livros, adquiriu conhecimentos básicos e organizou conceitos chave que, combinados com experiências socioculturais vivenciadas, nortearam seus modos de ler, de escrever e de produzir sentidos.

Palabras clave : práticas de leitura; livros didáticos; trajetória individual.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )