SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18El birimbao me ha dado el compás: la capoeira y sus manifestaciones en Sergipe, en el siglo XIXDiscusiones sobre la implantación de la obligatoriedad de la educación escolar en Bahia en los periódicos “O Correio da Bahia” y “O Monitor” de 1876 a 1881 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

SANTOS, Ademir Valdir dos. Cadernos como artefatos etno-históricos. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2018, vol.18, e028.  Epub 01-Jun-2018. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v18.2018.e028.

Resumo: A pesquisa está embasada em perspectivas metodológicas etnográficas, das quais deriva a caracterização dos cadernos como componentes de uma etno-história de individualidades e coletivos. São analisados elementos gráficos, produzidos num arco cronológico que abrange da década de 1920 até a contemporaneidade. O corpus documental é constituído por cadernos que mesclam usos escolares e extraescolares: dois cadernos de lembranças, um caderno de questionário, o caderno de uma criveira e dois cadernos de receitas e culinária. Mostra-se que cada caderno é elemento cultural, constituinte de modos de expressão e de elaboração de significados. Os resultados indicam que os cadernos são fontes onde elementos etno-históricos eclodem, sendo artefatos que compõem e registram histórias.

Palabras clave : cultura material; escola; etnografia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )