SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18O berimbau me deu o compasso: a capoeira e suas manifestações em Sergipe, no século XIXDiscussões sobre a implantação da obrigatoriedade da educação escolar na Bahia nos jornais O Correio da Bahia e O Monitor de 1876 a 1881 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

SANTOS, Ademir Valdir dos. Cadernos como artefatos etno-históricos. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2018, vol.18, e028.  Epub 01-Jun-2018. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v18.2018.e028.

Resumo: A pesquisa está embasada em perspectivas metodológicas etnográficas, das quais deriva a caracterização dos cadernos como componentes de uma etno-história de individualidades e coletivos. São analisados elementos gráficos, produzidos num arco cronológico que abrange da década de 1920 até a contemporaneidade. O corpus documental é constituído por cadernos que mesclam usos escolares e extraescolares: dois cadernos de lembranças, um caderno de questionário, o caderno de uma criveira e dois cadernos de receitas e culinária. Mostra-se que cada caderno é elemento cultural, constituinte de modos de expressão e de elaboração de significados. Os resultados indicam que os cadernos são fontes onde elementos etno-históricos eclodem, sendo artefatos que compõem e registram histórias.

Palavras-chave : cultura material; escola; etnografia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )