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Revista Brasileira de História da Educação

versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

DAMASCENO, Raimundo Alberto de Figueiredo; SANTOS, Emina Márcia Nery dos  e  ALMEIDA, Karla Nazareth Corrêa de. Povo civilizado e cidadãos de um país livre: república, educação e cidadania nas prescrições didático-cívicas de Hygino Amanajás. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2018, vol.18, e030.  Epub 01-Jun-2018. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v18.2018.e030.

Resumo: O objetivo deste trabalho foi compreender os principais pressupostos da educação cívica, propugnados na obra de Hygino Amanajás, e sua relação com os ideais de cidadania presentes no projeto educacional da Primeira República. No desenvolvimento da pesquisa, buscamos identificar os elementos componentes do ideal de cidadania vigente no período da Primeira República, a partir das premissas do ideário positivista, reconhecendo as ideias comuns entre a cidadania propugnada na Primeira República e o que denominamos de prescrições didático-cívicas aos alunos em sua obra.

Palavras-chave : educação cívica; Primeira República; Hygino Amanajás.

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