SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Nuances of biographical elements in studies in history and history of education: a synthesis from the state of knowledgeThe governance of the male child subjects: model instructions for a Christian boy in a Portuguese civility manual of the late 18th century author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

SILVA, Ivanilson Bezerra da  and  BONTEMPI JUNIOR, Bruno. Elite maçônica e as escolas da Loja Sete de Setembro na revista A Maçonaria no Estado de São Paulo (1912-1932). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2018, vol.18, e039.  Epub June 01, 2018. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v18.2018.e039.

Resumo: Este artigo explora o caráter elitista da maçonaria, enfatizando o lugar da educação em seu ideário e prática como uma estratégia de distinção social e acumulação de capital de uso interno. Tomando como categoria de análise a noção de elite, elabora uma prosopografia de expoentes maçons entre 1912 e 1932, apontando a natureza e o volume dos capitais que perfazem um perfil comum, e examina, à luz da sociologia de Bourdieu, a proposta e a experiência das escolas da Loja Sete de Setembro, destinadas às crianças pobres, filhos de operários e estrangeiros. Os dados biográficos e as informações sobre a escola provêm da publicação A Maçonaria no Estado de São Paulo (1912-1932). Conclui-se que nas mais altas posições na hierarquia maçônica encontram-se detentores de significativos capitais econômicos, sociais, políticos, indicando haver homologia e reconversões entre os campos; que o empenho na instrução das classes subalternas respondia a exigências filantrópicas do grupo, revertendo em prestígio e distinção para promotores individuais e para a própria maçonaria.

Keywords : elite; maçonaria; educação; A Maçonaria no Estado de São Paulo; Loja Sete de Setembro.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )