SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18La gobernabilidad de los sujetos infantiles masculinos: instrucciones modelares para un niño cristiano en un manual de civilidad portugués de finales del siglo XVIIIComenius y el poder instructivo de los ángeles índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

OLIVEIRA, Sandra Maria de  y  GATTI JUNIOR, Décio. A reação católica e a formação de professores no Brasil: os manuais disciplinares Noções de Sociologia e Educação (história da pedagogia). Problemas actuaes das Madres Peeters e Cooman (1935-1971). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2018, vol.18, e041.  Epub 01-Jun-2018. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v18.2018.e041.

Resumo: Exame do dos manuais Noções de sociologia (1935) e Educação (história da pedagogia). Problemas actuaes (1937), das madres Peeters & Cooman, com o objetivo de compreender as proposições católicas no campo cultural, particularmente, a partir das Escolas Normais confessionais, entre 1935, época da publicação da primeira obra analisada, e 1971, quando houve mudanças na formação de professores no Brasil. As fontes de pesquisa disciplinares, encíclicas papais, cartas pastorais, impressos católicos, documentos relacionados à trajetória das autoras etc. Concluiu-se que os manuais analisados explicitavam um posicionamento em torno do catolicismo, por meio de uma oposição às ideias do campo liberal da época.

Palabras clave : história; educação; formação; manuais; catolicismo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )