SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Study mission in Uruguay: changes in the teaching system of Rio Grande do Sul (1913-1927)Reorganization of the Educational System in democratic times: 1951 curricular reform and the teaching of History author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

RODRIGUES, Manuel Ferreira. Cultura material e reflexão epistemológica para renovação da História da Educação. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2018, vol.18, e044.  Epub June 01, 2018. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v18.2018.e044.

Resumo: Neste artigo, depois de caracterizar as extraordinárias mudanças operadas a partir dos anos 1970-1990 em diversos domínios, com destaque para a dominação das tecnologias digitais da comunicação e da informação, que contribuíram fortemente para o novo 'regime de historicidade', procuro estabelecer conexões, diretas e indiretas, entre a ideologia do presente, a memória, a história e o património, tentando mostrar os efeitos dessas profundas transformações nos domínios da cultura escolar, entendida como categoria de análise e campo de investigação e renovação da história da educação. Na senda de muitos estudos publicados nas últimas décadas, marcados por uma abertura teórica e metodológica a outras áreas disciplinares, proponho um aprofundamento dessa discussão à luz das (contra) propostas apresentadas por João Maria André, numa evocação das seis propostas para o próximo milénio, formuladas por Italo Calvino.

Keywords : presentismo; património cultural; património educativo; história; história da educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )