SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Misión de estudios al Uruguay: cambios en el sistema de enseñanza de Rio Grande do Sul (1930-1927)Reorganización del sistema de enseñanza en tiempos democráticos: reforma curricular de 1951 y la enseñanza de la historia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

RODRIGUES, Manuel Ferreira. Cultura material e reflexão epistemológica para renovação da História da Educação. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2018, vol.18, e044.  Epub 01-Jun-2018. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v18.2018.e044.

Resumo: Neste artigo, depois de caracterizar as extraordinárias mudanças operadas a partir dos anos 1970-1990 em diversos domínios, com destaque para a dominação das tecnologias digitais da comunicação e da informação, que contribuíram fortemente para o novo 'regime de historicidade', procuro estabelecer conexões, diretas e indiretas, entre a ideologia do presente, a memória, a história e o património, tentando mostrar os efeitos dessas profundas transformações nos domínios da cultura escolar, entendida como categoria de análise e campo de investigação e renovação da história da educação. Na senda de muitos estudos publicados nas últimas décadas, marcados por uma abertura teórica e metodológica a outras áreas disciplinares, proponho um aprofundamento dessa discussão à luz das (contra) propostas apresentadas por João Maria André, numa evocação das seis propostas para o próximo milénio, formuladas por Italo Calvino.

Palabras clave : presentismo; património cultural; património educativo; história; história da educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )