SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Material culture and epistemological reflection for renewing the History of EducationFounding myths of ANPAE: from the democratic and humanistic purity to the inclusion of political and educational projects of the civil-military dictatorship of 1964 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

RIBEIRO JUNIOR, Halferd Carlos  and  MARTINS, Maria do Carmo. Reorganização do sistema de ensino em tempos democráticos: reforma curricular de 1951 e o ensino de história. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2018, vol.18, e045.  Epub June 01, 2018. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v18.2018.e045.

Resumo: Trata-se da análise da Reforma Curricular de 1951, com foco na disciplina história para o curso ginasial, tendo por escopo compreender como a construção da proposta de ensino da disciplina imbricou-se à dinâmica da democracia brasileira e à expansão da escola secundária no período. São enfatizadas nesse processo de construção as relações interinstitucionais envolvendo a Congregação do Colégio Pedro II e o Ministério da Educação e Saúde e, examinados os pressupostos teóricos e metodológicos que compõem o conhecimento disciplinar, em uma abordagem sociocultural (Popkewitz, 1997), percebendo interesses de distintos setores sociais e intelectuais na construção do debate sobre as finalidades desse ensino.

Keywords : história do currículo; ensino secundário; ensino de história; regulação social.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )