SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Cultura material y reflexión epistemológica para renovación de la Historia de la EducaciónMitos fundadores de la ANPAE: de la pureza democrática y humanista a la inserción en los proyectos políticos y educacionales de la ditactuda civil-militar de 1964 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

RIBEIRO JUNIOR, Halferd Carlos  y  MARTINS, Maria do Carmo. Reorganização do sistema de ensino em tempos democráticos: reforma curricular de 1951 e o ensino de história. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2018, vol.18, e045.  Epub 01-Jun-2018. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v18.2018.e045.

Resumo: Trata-se da análise da Reforma Curricular de 1951, com foco na disciplina história para o curso ginasial, tendo por escopo compreender como a construção da proposta de ensino da disciplina imbricou-se à dinâmica da democracia brasileira e à expansão da escola secundária no período. São enfatizadas nesse processo de construção as relações interinstitucionais envolvendo a Congregação do Colégio Pedro II e o Ministério da Educação e Saúde e, examinados os pressupostos teóricos e metodológicos que compõem o conhecimento disciplinar, em uma abordagem sociocultural (Popkewitz, 1997), percebendo interesses de distintos setores sociais e intelectuais na construção do debate sobre as finalidades desse ensino.

Palabras clave : história do currículo; ensino secundário; ensino de história; regulação social.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )