SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Reorganización del sistema de enseñanza en tiempos democráticos: reforma curricular de 1951 y la enseñanza de la historia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

SANTOS, Evson Malaquias de Moraes. Mitos fundadores da ANPAE: da pureza democrática e humanista à inserção nos projetos políticos e educacionais da ditadura civil-militar de 1964. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2018, vol.18, e048.  Epub 01-Jun-2018. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v18.2018.e048.

Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar o imaginário social em torno da fundação da ANPAE. Contudo, para efeito deste artigo, demonstrar-se-á, apenas, a presença de alguns pioneiros, docentes da Faculdade de Educação da USP, em sintonia político-educacional com a ditadura civil-militar e uma exposição da natureza e finalidade mítica nas organizações. O mito visa impedir o pensamento e garantir coesão social. Pesquisaram-se as revistas desta instituição, suas páginas eletrônicas, artigos científicos sobre a intervenção da ditadura civil-militar nas universidades. Além desses, pesquisaram-se os jornais Folha de São Paulo e Estado de São Paulo. Recorreu-se à análise crítica do discurso. Os discursos dos memorialistas sobre os pioneiros grassam perfeição e valor moral e democrático inabaláveis. Apesar do culto, alguns pioneiros serviram, desde o início, aos propósitos da ditadura como técnicos, em vários projetos educacionais em cargos-chave, e políticos, como deputado da ARENA.

Palabras clave : mitos fundadores da ANPAE; ditadura civil-militar; memória institucional (luto).

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )