SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Juno, a mulher transparente de Dresden. A história de um modelo anatômico feminino índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

ABRAMOWSKI, Ana Laura. A afetividade docente: narrativa sentimental, trabalho emocional e atmosferas afetivas no trabalho dos professores na Argentina (1920-1940). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2018, vol.18, e019.  Epub 01-Mar-2018. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v18.2018.e019.

Resumo: Este artigo forma parte de uma investigação que tem como objetivo estudar a configuração da afetividade nos professores do ensino primário na Argentina (1870-1970). Centrando-se no período de 1920-1940, são escolhidos alguns conceitos - amor romântico, trabalho emocional e atmosferas afetivas -, para estabelecer um dialogo com o corpus selecionado. A partir da noção de ‘narrativa sentimental docente’ se procura entender a estrutura emocional que implica o trabalho do professor. Por outro lado, adverte-se que a crescente afetividade docente persegue fins não só ligada à disciplina dos alunos, mas também aos seus resultados académicos. Finalmente, o interesse da época pelo ‘tacto pedagógico’ possibilita pensar chaves afetivas pouco definidas que procuram motorizar o empreendimento educacional.

Palavras-chave : afetividade docente; amor romântico; atmosferas afetivas; narrativa sentimental; tato pedagógico; trabalho emocional.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )