SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18The ambivalence of gymnastic exhibitions during the civil-military dictatorship in Uruguay (1973- 1985)Educational historiography on aesthetics and sensibilities in Latin American: a balance (which is known to be) incomplete author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

TORO-BLANCO, Pablo. As Aventuras de afeto: mudanças e continuidades nos modelos de relacionamento entre professores e alunos em liceos chilenos (c. 1910 - c. 1950). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2018, vol.18, e022.  Epub Mar 01, 2018. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v18.2018.e022.

Resumo: Incorporando alguns antecedentes do século XIX, este texto se concentra em desvendar aspectos específicos das mudanças promovidas por reformas educacionais implementadas no Chile durante o século XX no que se refere ao conhecimento e gerenciamento do entorno emocional-afetivo dos jovens nos liceos (Centros ou Institutos Estaduais de Ensino Médio). Para isso, desde o ponto de vista teórico, são utilizadas as contribuições conceituais de Peter Stearns (1985), com sua noção de emocionologia e William Reddy (2001) e a sua ideia de ‘regimes emocionais’. A pesquisa é baseada em fontes escritas das autoridades ministeriais e dos próprios liceos, bem como dos livros e artigos de especialistas e ensaístas educacionais da época.

Keywords : afeto; educação chilena; historia das emoções.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )