SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Ambivalências das exibições ginásticas durante a ditadura cívico-militar no Uruguai (1973-1985)Historiografia educativa sobre estéticas e sensibilidades na América Latina: um balanço (que se tem conhecimento) incompleto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

TORO-BLANCO, Pablo. As Aventuras de afeto: mudanças e continuidades nos modelos de relacionamento entre professores e alunos em liceos chilenos (c. 1910 - c. 1950). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2018, vol.18, e022.  Epub 01-Mar-2018. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v18.2018.e022.

Resumo: Incorporando alguns antecedentes do século XIX, este texto se concentra em desvendar aspectos específicos das mudanças promovidas por reformas educacionais implementadas no Chile durante o século XX no que se refere ao conhecimento e gerenciamento do entorno emocional-afetivo dos jovens nos liceos (Centros ou Institutos Estaduais de Ensino Médio). Para isso, desde o ponto de vista teórico, são utilizadas as contribuições conceituais de Peter Stearns (1985), com sua noção de emocionologia e William Reddy (2001) e a sua ideia de ‘regimes emocionais’. A pesquisa é baseada em fontes escritas das autoridades ministeriais e dos próprios liceos, bem como dos livros e artigos de especialistas e ensaístas educacionais da época.

Palavras-chave : afeto; educação chilena; historia das emoções.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )