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Revista Brasileira de História da Educação

versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

MORAES, Fernanda  e  VIDAL, Diana. Professores e professoras públicas de Primeiras Letras em Cotia (SP, 1870-1885): trajetórias docentes e estratégias do ofício de ensinar. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2018, vol.18, e034.  Epub 01-Jun-2018. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v18.2018.e034.

Resumo: Este artigo apresenta 14 docentes públicos que lecionaram entre os anos de 1870 e 1885 em Cotia, município caipira do entorno de São Paulo. Detalha suas áreas de atuação na docência e em outros setores da sociedade, com destaque a um professor e uma professora que ficaram responsáveis pelas Primeiras Cadeiras de primeiras letras por mais de 25 anos, formaram um casal na vida privada e lecionaram na mesma casa. As principais fontes utilizadas foram relatórios de professores, de governo e de inspetores, jornais, livros de matrícula, dados demográficos, certidões de batismo e casamento e ofícios diversos. Está dividido em três partes. Na primeira discorre sobre Cotia e a cultura caipira. A seguir, debruça-se sobre o casal docente. Por fim, apresenta os demais dez professores e duas professoras que, no período estudado, assumiram cadeiras no município.

Palavras-chave : história da educação; professor de primeiras letras; Brasil Império; escola pública.

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