SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Lugares del magisterio en la Corte Imperial: el protagonismo del profesor Candido Matheus de Faria PardalMás allá de las habilidades domésticas: la trayectoria de la maestra Benedita da Trindade en el magisterio femenino paulista índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

BARROS, Surya Pombo Aaranovich. Graciliano Fontino Lordão: um professor ‘de côr’ na Parahyba do Norte. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2018, vol.18, e033.  Epub 01-Jun-2018. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v18.2018.e033.

Resumo: À luz da história da educação da população negra, refletiremos sobre a importância da ‘cor’ no magistério oitocentista a partir da trajetória docente de Graciliano Fontino Lordão, filho de mulher negra e frei católico. Aluno de primeiras letras, estudante no Liceu, professor particular, mestre autorizado pelo governo, professor público, deputado, dirigente do Partido Liberal, funcionário público e ‘coronel’, a experiência será analisada em fontes como livros memorialistas, imprensa e documentos da instrução pública com aportes da história social da educação e da micro-história. Tal docência foi permeada pela origem negra, a exemplo de outros sujeitos que ascenderam social e educacionalmente numa sociedade em que imperava a ordem escravista, informando sobre possibilidades em ser ‘de côr’ no Brasil imperial.

Palabras clave : história da educação; professor negro; Paraíba; Brasil Império..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )