SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Lugares do magistério na Corte Imperial: o protagonismo do professor Candido Matheus de Faria PardalPara além das prendas domésticas: a trajetória da mestra Benedita da Trindade no magistério feminino paulista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

BARROS, Surya Pombo Aaranovich. Graciliano Fontino Lordão: um professor ‘de côr’ na Parahyba do Norte. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2018, vol.18, e033.  Epub 01-Jun-2018. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v18.2018.e033.

Resumo: À luz da história da educação da população negra, refletiremos sobre a importância da ‘cor’ no magistério oitocentista a partir da trajetória docente de Graciliano Fontino Lordão, filho de mulher negra e frei católico. Aluno de primeiras letras, estudante no Liceu, professor particular, mestre autorizado pelo governo, professor público, deputado, dirigente do Partido Liberal, funcionário público e ‘coronel’, a experiência será analisada em fontes como livros memorialistas, imprensa e documentos da instrução pública com aportes da história social da educação e da micro-história. Tal docência foi permeada pela origem negra, a exemplo de outros sujeitos que ascenderam social e educacionalmente numa sociedade em que imperava a ordem escravista, informando sobre possibilidades em ser ‘de côr’ no Brasil imperial.

Palavras-chave : história da educação; professor negro; Paraíba; Brasil Império..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )