SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Educación de sordos por el profesor sordo Ferdinand Berthier: encarando desconcertantes paradojas y longevas lecciones índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

ASSIS, Danielle Angélica de  y  LIMA, Sandra Cristina Fagundes de. Heróis sem nome: representações sobre o espaço rural e o urbano, as escolas rurais, as professoras e os alunos (Uberlândia-MG, 1950 - 1980). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2019, vol.19, e049.  Epub 01-Mar-2019. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v19.2019.e049.

Resumo: O objetivo deste artigo é apreender as representações produzidas pelas professoras das escolas rurais de Uberlândia-MG e pelas elites locais sobre o espaço rural e o urbano, escolas rurais, professoras e alunos. Foram consultados jornais, atas do Legislativo e das escolas rurais, livros didáticos, cartilhas, cadernos escolares, fotografias e narrativas de seis professoras. Os resultados obtidos possibilitaram-nos compreender como essas representações contribuíram para compor o papel híbrido assumido pelas professoras rurais: ora eleitas como agentes de civilização, ora desprestigiadas. Ambiguidade que perpassou também a escola rural: formalmente instituída como espaço de civilizar o homem do campo, mas, paradoxalmente, núcleo de resistência e de cultura.

Palabras clave : professor de escola rural; discentes; elites.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )