SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19A moradia estudantil como espaço de formação: memórias sobre a Casa do Estudante Universitário Aparício Cora de Almeida (1963-1981)A alternativa para o progresso: o nacionalismo-desenvolvimentista, seus intelectuais e o planejamento educacional nos anos 1960 no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

MONTANER, Gerardo Garay. Abordagens ao itinerário intelectual de um professor escolanovista na América do Sul: Otto Niemann (1888-1958). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2019, vol.19, e056.  Epub 01-Mar-2019. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v19.2019.e056.

Resumo: O artigo propõe estudar o itinerário intelectual do professor Otto Niemann, uma das referências das práticas escolanovistas no Uruguai na primeira metade do século XX. O estudo consiste em mostrar que certos aspectos fundamentais do seu pensamento e sua ação -se é que podem ser separados- provêm da tradição operária revolucionária do século XIX e permeiam as camadas do sistema público estadual de ensino.

Palavras-chave : educação racionalista; pedagogia libertária; autodidatismo.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )