SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19La alternativa para el progresso: el nacionalismo-desarrollista, sus intelectuales y la planificación educativa en los años 1960 en BrasilHistoriadores de la educación brasileña: generaciones en diálogo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

RETZ, Renato Pereira Coimbra; FERREIRA NETO, Amarílio; CASSANI, Juliana Martins  y  SANTOS, Wagner dos. O ensino por imagens na imprensa periódica da Educação Física (1932-1960). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2019, vol.19, e058.  Epub 01-Mar-2019. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v19.2019.e058.

Resumo: Analisa os usos que três periódicos fizeram das imagens visuais para prescrever e orientar os movimentos corporais de cada prática compreendida como parte da Educação Física entre os anos de 1932 e 1960. Assume os pressupostos da história cultural e tem como fontes as matérias com imagens dos periódicos: Revista de Educação Física (1932-1960), Revista Educação Physica (1932-1945) e Revista Brasileira de Educação Física (1944-1952). Os periódicos se constituíam como grandes repositórios de imagens que, como recurso pedagógico, prescreviam e orientavam a aprendizagem das mais diversas práticas que faziam parte da Educação Física, possibilitando aos professores terem em mãos um material didático de fácil acesso que lhes permitisse ‘ver para fazer e aprender para ensinar’.

Palabras clave : desenhos e fotografias; periódicos; história cultural; educação física.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )