SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Historians of Brazilian education: a dialogue of generationsFranciscan presence and Jesuit supremacy in the field of History and History of Education in the colonial era - a diagnosis in historiographical research from the analysis of the CBHE of the SBHE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

BONTEMPI JR, Bruno. O ‘grupo de Laerte’ e a escrita da história da educação (1962-1972). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2019, vol.19, e060.  Epub May 01, 2019. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v19.2019.e060.

O artigo trata de uma experiência de pesquisa e escrita de história e filosofia da educação, que nos anos 1960 e 1970 tomou lugar na Universidade de São Paulo e nos Institutos Isolados de Ensino Superior, sob a orientação de Laerte Ramos de Carvalho. Esta experiência, que criou uma discernível tradição no campo de estudos historiográficos da educação brasileira, definiu seus temas à luz de problemas educacionais e políticos de seu tempo, assim como de concepções filosóficas, teorias da história, partições epistemológicas e disciplinares que então configuravam o modelo universitário. Pelo modo como se organizou para propor, produzir e divulgar a escrita da história, essa geração marcou esse campo em formação com características particulares, que incluem a preferência por determinados tipos de fontes, modos de periodizar e narrar os eventos históricos. A análise historiográfica proposta combina a compreensãotextual e contextual dessa tradição, considerando as condições institucionais e disciplinares tanto quanto as ambiências social, intelectual e política em que essas narrativas se produziram.

Keywords : historiografia; intelectuais; pesquisa educacional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )