SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19El “grupo de Laerte” y la escritura de la historia de la educación (1962-1972)Escuelas que hemos construido: la Historia de las Instituciones Escolares en la Revista Brasileira de História Da Educação (2001-2018) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

SANGENIS, Luiz Fernando Conde  y  MAINKA, Peter Johann. Presença franciscana e supremacia jesuítica no campo da história e da história da educação na época colonial - um diagnóstico na pesquisa historiográfica a partir da análise dos CBHE da SBHE. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2019, vol.19, e061.  Epub 01-Mayo-2019. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v19.2019.e061.

A análise dos anais das nove edições dos Congressos Brasileiros de História da Educação (CBHE) da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE), após 20 anos de existência, fez-nos concluir que um número diminuto de pesquisas tematizou o período colonial brasileiro: apenas 26 trabalhos. A quase totalidade desses trabalhos versava centralmente sobre a atuação dos membros da Companhia de Jesus e utilizava exclusivamente fontes jesuítas, a despeito da atuação histórica, evangelizadora e educacional de outras ordens religiosas que marcaram presença no Brasil, desde o século XVI, nomeadamente a Ordem Franciscana e suas ramificações, centro de nosso interesse. O objetivo deste artigo é problematizar essa opção majoritária dos pesquisadores, atinente à demarcação temporal e à seleção das fontes historiográficas utilizadas.

Palabras clave : Franciscanos; Jesuítas; fontes historiográficas; demarcação temporal.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )